sábado, 17 de novembro de 2007

POLICIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS NA REGIÃO DE SETE QUEDAS

O Departamento de Polícia Federal desencadeou na quarta feira dia 14, a Operação CERES, resultado de uma investigação que foi conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Naviraí (MS). A operação deve cumprir um total de 76 mandados de busca e apreensão e 70 mandados de prisão temporária. Conforme a PF confirmou há pouco ao Douradosagora, a base da Operação é Dourados, onde já foram presas sete pessoas. A PF também já apreendeu carros, documentos, entre outros.

No curso das investigações surgiram "alvos" em comum com as operações HIDRA, PIRATAS DA LAVOURA e CAMPO VERDE, realizadas respectivamente pelas Delegacias de Polícia Federal de Maringá/PR, Guairá/PR e Jataí/GO, que investigaram o comércio ilegal de agrotóxicos.

Foi apurada, ainda, a existência de quatro organizações criminosas, sendo duas baseadas no município de Sete Quedas, uma em Amambaí e a quarta em Primavera do Leste (MT) especializadas nos crimes de contrabando de agrotóxicos, cigarros, couros de boi, pneus e produtos eletrônicos.

Todos os mandados de busca e apreensão e prisão temporária foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Naviraí. A PM do Mato Grosso do Sul acompanhou as prisões de três policiais militares de seus quadros presos hoje.
Contando com a participação de 350 policiais federais, os mandados estão sendo cumpridos em quatro estados da federação:


    Mato Grosso do Sul (Itaporã, Rio Brilhante, Dourados, Sete Quedas, Amambaí, Iguatemi, Naviraí e Sonora);
    Paraná (Guaíra, Nova Olímpia, Maringá, Nova Esperança, Campo Mourão, Sarandi, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Campina da Lagoa, Toledo e Cascavel);
    São Paulo (Adamantina e Flórida Paulista) e Mato Grosso (Primavera do Leste e Sorriso).

A conduta investigada se refere à pratica da atividade ilícita consistente em importar, manusear, guardar, armazenar, transportar, distribuir e utilizar agrotóxico sem a devida licença/homologação/autorização dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente (tríplice registro), como são devidas para o caso. Estes produtos são controlados pela ANVISA e IBAMA, conforme determina a Lei nº 7.802/89, alterada pela Lei nº 9.974/00, Decreto Federal 4.074/02 e demais portarias e instruções normativas ministeriais e interministeriais.

Ceres - O nome da operação é uma alusão à deusa romana da agricultura, haja vista que a investigação visa combater o comércio ilegal de defensivos agrícolas e, portanto, proteger a boa agricultura na medida em que coíbe a utilização de produtos não-homologados pelos órgãos competentes e a concorrência desleal.

Nos alvos da Operação Ceres há pessoas que já foram investigadas pela PF nas operações Hidra, Piratas da Lavoura e Campo Verde, realizadas respectivamente pelas delegacias de Maringá e Guaíra, no Paraná, e Jataí, Goiás. Todas relacionadas ao comércio ilegal de agrotóxicos.

Os 350 policiais federais envolvidos na operação cumprem mandados em Itaporã, Rio Brilhante, Dourados, Sete Quedas, Amambaí, Iguatemi, Naviraí e Sonora. No Paraná há mandados para serem cumpridos Guaíra, Nova Olímpia, Maringá, Nova Esperança, Campo Mourão, Sarandi, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Campina da Lagoa, Toledo e Cascavel. Em São Paulo os mandados são para Adamantina e Flórida Paulista e Mato Grosso Primavera do Leste e Sorriso.

Fonte: Douradosagora

Nenhum comentário: